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Vendas Sazonais (AP-InCo)


"Vem chegando o Verão"... Assim como outras épocas do ano, no Verão há produtos e serviços que vendem mais que em outras épocas do ano. Para entender melhor o processo, tomemos o exemplo de uma Delicatessen Regional, especializada em Caldos e Sopas. É natural que os negócios vão muito bem durante o inverno e que se obtenham lucros formidáveis ao longo da estação – a sazonalidade é positiva, nesse caso, mas quando chega o Verão...

Se os gestores não se prepararem para a longa “barrigada” nas vendas durante a primavera e o verão, poderão enfrentar sérios problemas na administração – aí, temos a sazonalidade negativa.

No caso dos caldos e Sopas, a sazonalidade é influenciada por fatores climáticos. Além disso, os picos e quedas nas vendas podem ser motivados por datas comemorativas (Natal, Dia das Mães), grandes eventos (Copa e Olimpíadas) e crises econômicas.

Para ajudar empreendedores que vendem produtos e serviços sazonais, relacionamos 4 Dicas para vender mais na hora certa.

1. Revendo o passado
Entenda a sazonalidade do seu produto ou serviço e saiba como direcionar seus recursos para aproveitar os picos de venda.

2. Planeje o crescimento
Veja como o fluxo de caixa, o gerenciamento de estoque e um plano de marketing podem alavancar sua empresa.

3. Coloque todo mundo na mesma página
Saiba quais processos sua empresa pode estabelecer para manter toda equipe alinhada e quais os maiores erros dos empreendedores nessa etapa.

4. O pós-venda e o recomeço do ciclo
Descubra como manter e explorar os novos clientes que entraram em contato com a empresa nesse período e se prepare para o próximo pico de vendas.

Se você gostou dessas Dicas, leia muitas outras no livro "100 Dicas & 001 Conselho". Para adquiri-lo, FALE CONOSCO!!! 



Vital Sousa
integrum Consultoria

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Guia Melhores Práticas - Supermercados - Borbão Supermercado

Para começo de conversa, tenho a grata satisfação de dizer que o Ponto de Vendas, que provocou a situação que originou este texto, está localizado em uma Cidade do meu Estado Natal – na Cidade Natal seria querer demais, abusar da sorte. A Cidade chama-se Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 100 km de Recife, com acesso pela BR 408. O Ponto de Vendas chama-se "BorbãoSupermercado". De propriedade do Varejista Alexandre, uma ‘cabeça’, difícil de ser encontrada, no segmento de Varejo Alimentar de Pequeno / Médio porte – o chamado Varejo de Vizinhança.
Identificada a Cidade e o Ponto de Vendas, identifiquemos a situação:
Visitando pontos de venda da Cidade para posicionar-me com relação a uma parceria com o CDL local, me deparo com um estacionamento muito bem organizado – que, inicialmente, identifico ser de um banco – observando mais atentamente vejo um funcionário recolhendo carrinhos de compras e recolhendo papéis jogados no chão (Detalhe 001). Identifico a loja …

Lidere pelo Exemplo!

Lidere pelo Exemplo. Verdadeiros Líderes, sabem que podem fazer melhor, a começar por seu próprio desempenho”.


Se você pretende oferecer Excelência no Atendimento, prepare-se para liderar; se você quer resultados consistentes e sustentáveis, prepare-se para trabalhar com pessoas de alto desempenho; se você quer uma Equipe de alto rendimento, prepare-se para lidar com a energia de pessoas inquietas e para ser muito exigido. Este é o Desafio, para quem pretende oferecer Excelência no Atendimento - um processo contínuo que precisa ser diariamente revisado e ajustado, um aprendizado, um hábito, uma cultura organizacional que essencialmente demanda liderança – focado em três pontos:Conhecer, Despertar e Ativar:
1 - Conhecer a equipe e promover o autoconhecimento de cada "elo da corrente" é, essencialmente, o primeiro passo para se estabelecer um objetivo bem definido. Uma meta que as pessoas considerem como uma missão grandiosa. Equipes de alto rendimento adoram causas para defend…

O Cliente é o Patrão!

O Cliente é o, verdadeiro, Patrão! Início, meio e Razão de tudo”.
Sempre que se fala em Atendimento ao Cliente, invariavelmente, duas citações honrosas são obrigatórias: Sam Walton e Stew Leonard. Não serei exceção: vamos rever estas citações e discutir um pouco sobre a aplicabilidade das mesmas à realidade dos nossos pontos de venda, principalmente, no pequeno Varejo das periferias dos grandes centros urbanos e nas Cidades do interior.
Comecemos com a famosa frase de Sam Walton, fundador do Wal Mart: “Clientes podem demitir todos de uma Empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”.
Agora, para ratificar as palavras do Sam Walton, vejamos as regras, gravadas na Pedra do Compromisso na entrada das lojas Stew Leonard’s: 
“Regra 1 - O Cliente está sempre certo! Regra 2 – Quando o Cliente estiver errado, aplique a Regra 1”.
Agora, analisemos a nossa realidade como Clientes de algum ponto de vendas e imediatamente chegaremos à conclusão de que …